As fibras alimentares fazem parte dos nutrientes necessários para o funcionamento do nosso organismo, são conhecidas pela saúde intestinal, mas você conhece os outros benefícios?
O que são?
Elas estão presentes em alimentos como frutas, legumes, hortaliças e grãos integrais, e podemos encontrar dois tipos de fibras: as solúveis e as não solúveis.
Fibras não solúveis
Não são digeridas pelo corpo e conseguem atuar como “vassouras”, arrastando os resíduos e gorduras em excesso para serem eliminados.
Exemplos de alimentos com fibras não solúveis:
— Frutas: banana, morango, laranja, maça e com cascas
— Oleaginosas: amêndoas, nozes, amendoim
— Azeitonas verdes
Fibras solúveis
Já as solúveis em água, após digeridas, formam um gel no sistema digestivo, que atrai as gorduras e açúcares, controlando os níveis de colesterol ruim e índice glicêmico, atuando no controle da diabetes.
Exemplos de alimentos com fibras solúveis:
— Cereais integrais;
— Aveia;
— Vegetais: milho, brócolis, abobora.
Quais são os benefícios?
Entre os benefícios das fibras, a prevenção de doenças é uma delas: na parte cardiovascular, câncer, hipertensão e obesidade. Ao falar de obesidade, as fibras atuam no controle da saciedade das refeições,
Você já ouviu que podemos ter benefícios ao consumir alguns alimentos com casca, como a maçã? É verdade!
Isso porque nas cascas existem uma grande concentração de fibras, auxiliando na hidratação do organismo e na sensação de saciedade.
No seu mais conhecido benefício, as fibras atuam na saúde intestinal, controlam a microbiota e promovem serotonina. Para saber mais sobre a ligação do intestino e o bem-estar, você pode acessar o artigo sobre Por que o intestino é considerado o segundo cérebro: https://www.sallet.com.br/por-que-o-intestino-e-considerado-o-segundo-cerebro/