Bem-estar e saúde estão diretamente ligados aos hábitos saudáveis. Pesquisas mostram que, nos últimos 12 anos a obesidade cresceu 60% na população brasileira, e a doença já ganhou o “status” de epidemia. As principais causas desse aumento alarmante dos casos de obesos no país estão diretamente associadas aos hábitos nocivos à saúde. Alimentação desbalanceada e falta de atividades físicas são os motivos que logo vêm à nossa cabeça. Mas será que esses, realmente, são os únicos responsáveis pelo aumento da obesidade? Por que será que é tão difícil adquirir hábitos saudáveis e controlar o peso de forma sustentável? Se você não quer fazer parte dessa estatística e pretende mudar sua rotina, confira 5 hábitos que podem ajudar nessa tarefa.
-
Reeduque a sua alimentação
A reeducação alimentar é essencial para a melhora da qualidade de vida e saúde como um todo, além de ser aliada no combate à obesidade e doenças associadas como a hipertensão e o diabetes tipo 1. Para iniciar esse processo, uma dica é adquirir o hábito de cozinhar com a família e fazer suas refeições em casa. Assim, você evita deslizes e o desejo por alimentos pouco saudáveis como os fast-food enquanto estiver fora.
A escolha de alimentos mais saudáveis também faz parte do processo de reeducação alimentar. Afinal, nessa rotina mais regrada, alguns hábitos precisam ser priorizados, tais como:
- Fazer pequenas refeições em intervalos definidos e rotineiros;
- Escolher refeições com alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes, verduras e carnes magras;
- Diminuir a ingestão de açúcar refinado;
- Eliminar o refrigerante e sucos adoçados artificialmente;
- Beber 2 litros de água por dia, em média;
- Preparar pequenas porções e congelar para realizar suas refeições saudáveis durante a semana;
- Substituir os temperos industrializados por ervas naturais;
- Nos lanches, preferir frutas aos pães, bolachas ou biscoitos;
- Colocar em seu cardápio alguns alimentos com fibras, pois eles ajudam no bom funcionamento do intestino e no aumento da saciedade;
- Diminuir a ingestão de sal;
- Diminuir a ingestão de doces, chocolates, industrializados e fast-food.
-
Faça atividade física
As atividades físicas aceleram o metabolismo do nosso corpo, promovem o emagrecimento saudável, nos dão disposição, além de nos ajudar a manter dentro do peso ideal. Por isso, tente incluir atividades regulares em sua rotina. Que tal uma caminhada com a família diariamente ou levar os cachorros para passear 2 vezes ao dia?
A caminhada é um excelente início para quem nunca praticou atividade física ou está sem condicionamento. Lembre-se de utilizar roupas apropriadas e um tênis confortável.
Os exercícios funcionais também são excelentes e se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Além, é claro, de perda de peso ponderal.
-
Tenha disciplina para manter seus hábitos saudáveis
Para manter hábitos saudáveis é essencial ter disciplina, afinal, toda a mudança requer tempo e empenho. Assim, crie uma rotina que combine com o seu dia a dia e assuma o seu novo estilo de vida. Defina horários, faça cardápios, deixe suas refeições preparadas com antecedência. Priorize a sua saúde!
Além disso, fuja das dietas da moda e muito restritivas, pois elas podem funcionar por alguns dias, mas a longo prazo podem aumentar sua vontade de comer alimentos pouco saudáveis, gerar ansiedade e acabar com seu planejamento e tudo o que você conquistou.
-
Faça exames médicos regularmente
Faça checkups de sua saúde para verificar a presença de anormalidades que precisam de cuidados especiais ou ainda de restrições alimentares ou mesmo de exercícios físicos. Exames laboratoriais e cardiológicos devem entrar na sua rotina de exames anualmente. Não deixe de consultar seu médico regularmente!
-
Esteja com pessoas que estimulam a vida saudável
Estar com pessoas que nos ajudam e estimulam uma vida mais saudável é essencial para continuar o processo, até que essas mudanças se tornem hábitos no dia a dia. Quase sempre, essas pessoas também podem ser boas companhias para realizar atividades físicas, aumentando a motivação para praticá-las.
Um ponto importante é sempre buscar a orientação médica, nutricional e esportiva para que a conquista de hábitos saudáveis seja sustentável e definitiva! Lembre-se que a sua saúde é o seu bem mais importante!
Gostou de conhecer os 5 hábitos saudáveis que ajudam no emagrecimento saudável e melhorar a sua qualidade de vida? Então, para mais dicas como essa, siga a Obesimed no Facebook e Instagram e acompanhe as nossas novidades!