5 mudanças na sua rotina que ajudarão a manter novos hábitos saudáveis

Bem-estar e saúde estão diretamente ligados aos hábitos saudáveis. Pesquisas mostram que, nos últimos 12 anos a obesidade cresceu 60% na população brasileira, e a doença já ganhou o “status” de epidemia. As principais causas desse aumento alarmante dos casos de obesos no país estão diretamente associadas aos hábitos nocivos à saúde. Alimentação desbalanceada e falta de atividades físicas são os motivos que logo vêm à nossa cabeça. Mas será que esses, realmente, são os únicos responsáveis pelo aumento da obesidade? Por que será que é tão difícil adquirir hábitos saudáveis e controlar o peso de forma sustentável? Se você não quer fazer parte dessa estatística e pretende mudar sua rotina, confira 5 hábitos que podem ajudar nessa tarefa.

  1. Reeduque a sua alimentação

A reeducação alimentar é essencial para a melhora da qualidade de vida e saúde como um todo, além de ser aliada no combate à obesidade e doenças associadas como a hipertensão e o diabetes tipo 1. Para iniciar esse processo, uma dica é adquirir o hábito de cozinhar com a família e fazer suas refeições em casa. Assim, você evita deslizes e o desejo por alimentos pouco saudáveis como os fast-food enquanto estiver fora.

A escolha de alimentos mais saudáveis também faz parte do processo de reeducação alimentar. Afinal, nessa rotina mais regrada, alguns hábitos precisam ser priorizados, tais como:

  • Fazer pequenas refeições em intervalos definidos e rotineiros;
  • Escolher refeições com alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes, verduras e carnes magras;
  • Diminuir a ingestão de açúcar refinado;
  • Eliminar o refrigerante e sucos adoçados artificialmente;
  • Beber 2 litros de água por dia, em média;
  • Preparar pequenas porções e congelar para realizar suas refeições saudáveis durante a semana;
  • Substituir os temperos industrializados por ervas naturais;
  • Nos lanches, preferir frutas aos pães, bolachas ou biscoitos;
  • Colocar em seu cardápio alguns alimentos com fibras, pois eles ajudam no bom funcionamento do intestino e no aumento da saciedade;
  • Diminuir a ingestão de sal;
  • Diminuir a ingestão de doces, chocolates, industrializados e fast-food.
  1. Faça atividade física

As atividades físicas aceleram o metabolismo do nosso corpo, promovem o emagrecimento saudável, nos dão disposição, além de nos ajudar a manter dentro do peso ideal. Por isso, tente incluir atividades regulares em sua rotina. Que tal uma caminhada com a família diariamente ou levar os cachorros para passear 2 vezes ao dia?

A caminhada é um excelente início para quem nunca praticou atividade física ou está sem condicionamento. Lembre-se de utilizar roupas apropriadas e um tênis confortável.

Os exercícios funcionais também são excelentes e se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Além, é claro, de perda de peso ponderal.

  1. Tenha disciplina para manter seus hábitos saudáveis

Para manter hábitos saudáveis é essencial ter disciplina, afinal, toda a mudança requer tempo e empenho. Assim, crie uma rotina que combine com o seu dia a dia e assuma o seu novo estilo de vida. Defina horários, faça cardápios, deixe suas refeições preparadas com antecedência. Priorize a sua saúde!

Além disso, fuja das dietas da moda e muito restritivas, pois elas podem funcionar por alguns dias, mas a longo prazo podem aumentar sua vontade de comer alimentos pouco saudáveis, gerar ansiedade e acabar com seu planejamento e tudo o que você conquistou.

  1. Faça exames médicos regularmente

Faça checkups de sua saúde para verificar a presença de anormalidades que precisam de cuidados especiais ou ainda de restrições alimentares ou mesmo de exercícios físicos. Exames laboratoriais e cardiológicos devem entrar na sua rotina de exames anualmente. Não deixe de consultar seu médico regularmente!

  1. Esteja com pessoas que estimulam a vida saudável

Estar com pessoas que nos ajudam e estimulam uma vida mais saudável é essencial para continuar o processo, até que essas mudanças se tornem hábitos no dia a dia. Quase sempre, essas pessoas também podem ser boas companhias para realizar atividades físicas, aumentando a motivação para praticá-las.

Um ponto importante é sempre buscar a orientação médica, nutricional e esportiva para que a conquista de hábitos saudáveis seja sustentável e definitiva! Lembre-se que a sua saúde é o seu bem mais importante!

Gostou de conhecer os 5 hábitos saudáveis que ajudam no emagrecimento saudável e melhorar a sua qualidade de vida? Então, para mais dicas como essa, siga a Obesimed no Facebook e Instagram e acompanhe as nossas novidades!

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