4 Dicas para perder peso de forma saudável

Muitas pessoas passam a vida inteira tentando descobrir uma maneira de como perder peso. Não dão muita importância para aquilo que as faz ganhar peso, apenas se preocupam em lutar contra a balança, com o objetivo de alcançar o peso ideal. Na verdade, essa prática, que frequentemente vem aliada às “dietas milagrosas”, pode ser bastante prejudicial à saúde. De forma racional, parece fácil dizer que bastaria dar foco àquilo que nos faz ganhar peso, mas sabemos o quanto é difícil mudar hábitos e adotar novos comportamentos.

Por essa razão, muitas pessoas necessitam da ajuda de profissionais para o auxílio no controle de peso. São nutricionistas, médicos endocrinologistas, psicólogos, preparadores físicos, os profissionais mais indicados para o tratamento da obesidade e sobrepeso. Não raro, uma equipe multidisciplinar acolhe o paciente que deseja emagrecer de forma saudável e definitiva. Mas como em qualquer processo no qual se busca efetividade, primeiramente, deve-se fazer uma avaliação da composição corporal do paciente para, então, direcionar o tratamento para emagrecimento mais adequado. Um dos exames mais precisos para medir a composição corporal é a bioimpedância, realizada pela Obesimed.

O que é Bioimpedância? Este é o exame mais preciso para avaliação da composição corporal. Em apenas em 30 segundos o exame fornece uma análise segmentada de massa magra e gordura, percentual de gordura e massa muscular, IMC, água corporal total, relação cintura-quadril e taxa de metabolismo basal, tudo isso, sem picadas de agulhas ou qualquer outro desconforto.

Uma vez identificada a composição corporal é preciso avaliar outros aspectos da saúde do paciente. Isso porque situações de sobrepeso ou obesidade podem ser derivadas de diversos fatores que vão além de maus hábitos alimentares ou sedentarismo. É preciso identificar as causas do ganho de peso, sejam elas genéticas ou comportamentais.

Entre as boas práticas para perder peso de modo saudável estão:

  1. Procure uma equipe transdisciplinar especializada em tratamento de obesidade

Como vimos, seguir as conhecidas “dietas milagrosas” ou mesmo a dieta de outra pessoa pode ser algo prejudicial à sua saúde. Para ter o diagnóstico do que, de fato, está provocando o ganho de peso, é essencial buscar o apoio de uma equipe de profissionais. que fará a indicação do melhor tratamento para o seu caso específico.

Um nutricionista, por exemplo, poderá montar o plano alimentar correto para o seu tipo de necessidade e metabolismo, ajudando no desenvolvimento de uma rotina alimentar mais saudável e favorável ao emagrecimento; enquanto um médico endocrinologista irá diagnosticar e tratar eventuais deficiências hormonais do seu organismo; um psicólogo auxiliará no equilíbrio emocional e controle da ansiedade; por fim, um preparador físico criará uma rotina de atividades adequada ao seu biotipo e condicionamento corporal.

  1. Faça exames médicos periodicamente

A prática do check-up regular é bastante positiva para ajudar a detectar problemas em seu estágio inicial, tornando mais ágil e assertivo o seu tratamento.

A falta de vitaminas, de ferro, entre outros elementos, pode causar diversos problemas de saúde. E fazendo os check-ups você poderá detectá-los antes que se tornem crônicas, ajustando adequadamente sua dieta para perder peso sem perder saúde.

  1. Reserve um tempo para as atividades físicas

Realizar atividades físicas regularmente é recomendado em qualquer situação, ainda mais quando se quer emagrecer. Sendo assim, o sedentarismo é um obstáculo que precisa ser superado para se perder peso de modo saudável.

Por isso, encontre uma atividade física que seja do seu interesse e prazerosa. Pode ser em uma academia ou mesmo para ser praticada em seu condomínio ou ao ar livre – o importante é manter seu corpo em movimento!

Saiba que, além de ajudar no processo de emagrecimento, a atividade física facilitará a perda de gordura e o desenvolvimento de massa magra. Praticar exercícios trará uma sensação de bem-estar e reduzirá a ansiedade que, muitas vezes, leva ao consumo excessivo de alimentos. Reserve um tempo para você!

  1. Mude seus hábitos alimentares para perder peso

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, “fechar a boca” não é uma boa prática para perder peso de forma saudável. Ninguém precisa passar fome para emagrecer! Você deve fazer as escolhas certas e trocar os alimentos pouco nutritivos e hiper calóricos pelos de baixa caloria, mas ricos em nutrientes. Nesse caso, somente com a ajuda de uma nutricionista você saberá quais as substituições adequadas deverá realizar no seu programa de reeducação alimentar.

Será importante eliminar o consumo de itens ultra-processados e fastfoods de sua rotina. Além de causar diversos tipos de doenças no longo prazo, esse tipo de alimento tem, em sua composição, excesso de gorduras, sódio e carboidratos simples, o que torna o processo de emagrecimento muito mais difícil.

Fazer refeições com maior frequência, mas em porções menores, também é uma estratégia para perder peso de forma saudável. Naturalmente, para isso, é preciso dar preferência a alimentos mais nutritivos.

De acordo com um estudo, realizado pelo Ibope Conecta em parceria com Centrum Vitamints, 80% dos brasileiros não adotam uma alimentação regrada. E para viver com mais saúde e conseguir perder peso de forma sustentável, a adoção de novos hábitos, como os que vimos aqui, é essencial para mudar esse quadro e alcançar melhores resultados.

Por fim, vale lembrar de que muitas pessoas que estão querendo perder peso cogitam a cirurgia bariátrica. O procedimento, de fato, é recomendado para determinados casos, mas essa indicação somente pode ser dada por um especialista.

E para aprender mais sobre o tema, confira nosso artigo com exemplos de hábitos que ajudam no emagrecimento saudável e na qualidade de vida.

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