Muitas pessoas passam a vida inteira tentando descobrir uma maneira de como perder peso. Não dão muita importância para aquilo que as faz ganhar peso, apenas se preocupam em lutar contra a balança, com o objetivo de alcançar o peso ideal. Na verdade, essa prática, que frequentemente vem aliada às “dietas milagrosas”, pode ser bastante prejudicial à saúde. De forma racional, parece fácil dizer que bastaria dar foco àquilo que nos faz ganhar peso, mas sabemos o quanto é difícil mudar hábitos e adotar novos comportamentos.
Por essa razão, muitas pessoas necessitam da ajuda de profissionais para o auxílio no controle de peso. São nutricionistas, médicos endocrinologistas, psicólogos, preparadores físicos, os profissionais mais indicados para o tratamento da obesidade e sobrepeso. Não raro, uma equipe multidisciplinar acolhe o paciente que deseja emagrecer de forma saudável e definitiva. Mas como em qualquer processo no qual se busca efetividade, primeiramente, deve-se fazer uma avaliação da composição corporal do paciente para, então, direcionar o tratamento para emagrecimento mais adequado. Um dos exames mais precisos para medir a composição corporal é a bioimpedância, realizada pela Obesimed.
O que é Bioimpedância? Este é o exame mais preciso para avaliação da composição corporal. Em apenas em 30 segundos o exame fornece uma análise segmentada de massa magra e gordura, percentual de gordura e massa muscular, IMC, água corporal total, relação cintura-quadril e taxa de metabolismo basal, tudo isso, sem picadas de agulhas ou qualquer outro desconforto.
Uma vez identificada a composição corporal é preciso avaliar outros aspectos da saúde do paciente. Isso porque situações de sobrepeso ou obesidade podem ser derivadas de diversos fatores que vão além de maus hábitos alimentares ou sedentarismo. É preciso identificar as causas do ganho de peso, sejam elas genéticas ou comportamentais.
Entre as boas práticas para perder peso de modo saudável estão:
-
Procure uma equipe transdisciplinar especializada em tratamento de obesidade
Como vimos, seguir as conhecidas “dietas milagrosas” ou mesmo a dieta de outra pessoa pode ser algo prejudicial à sua saúde. Para ter o diagnóstico do que, de fato, está provocando o ganho de peso, é essencial buscar o apoio de uma equipe de profissionais. que fará a indicação do melhor tratamento para o seu caso específico.
Um nutricionista, por exemplo, poderá montar o plano alimentar correto para o seu tipo de necessidade e metabolismo, ajudando no desenvolvimento de uma rotina alimentar mais saudável e favorável ao emagrecimento; enquanto um médico endocrinologista irá diagnosticar e tratar eventuais deficiências hormonais do seu organismo; um psicólogo auxiliará no equilíbrio emocional e controle da ansiedade; por fim, um preparador físico criará uma rotina de atividades adequada ao seu biotipo e condicionamento corporal.
-
Faça exames médicos periodicamente
A prática do check-up regular é bastante positiva para ajudar a detectar problemas em seu estágio inicial, tornando mais ágil e assertivo o seu tratamento.
A falta de vitaminas, de ferro, entre outros elementos, pode causar diversos problemas de saúde. E fazendo os check-ups você poderá detectá-los antes que se tornem crônicas, ajustando adequadamente sua dieta para perder peso sem perder saúde.
-
Reserve um tempo para as atividades físicas
Realizar atividades físicas regularmente é recomendado em qualquer situação, ainda mais quando se quer emagrecer. Sendo assim, o sedentarismo é um obstáculo que precisa ser superado para se perder peso de modo saudável.
Por isso, encontre uma atividade física que seja do seu interesse e prazerosa. Pode ser em uma academia ou mesmo para ser praticada em seu condomínio ou ao ar livre – o importante é manter seu corpo em movimento!
Saiba que, além de ajudar no processo de emagrecimento, a atividade física facilitará a perda de gordura e o desenvolvimento de massa magra. Praticar exercícios trará uma sensação de bem-estar e reduzirá a ansiedade que, muitas vezes, leva ao consumo excessivo de alimentos. Reserve um tempo para você!
-
Mude seus hábitos alimentares para perder peso
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, “fechar a boca” não é uma boa prática para perder peso de forma saudável. Ninguém precisa passar fome para emagrecer! Você deve fazer as escolhas certas e trocar os alimentos pouco nutritivos e hiper calóricos pelos de baixa caloria, mas ricos em nutrientes. Nesse caso, somente com a ajuda de uma nutricionista você saberá quais as substituições adequadas deverá realizar no seu programa de reeducação alimentar.
Será importante eliminar o consumo de itens ultra-processados e fastfoods de sua rotina. Além de causar diversos tipos de doenças no longo prazo, esse tipo de alimento tem, em sua composição, excesso de gorduras, sódio e carboidratos simples, o que torna o processo de emagrecimento muito mais difícil.
Fazer refeições com maior frequência, mas em porções menores, também é uma estratégia para perder peso de forma saudável. Naturalmente, para isso, é preciso dar preferência a alimentos mais nutritivos.
De acordo com um estudo, realizado pelo Ibope Conecta em parceria com Centrum Vitamints, 80% dos brasileiros não adotam uma alimentação regrada. E para viver com mais saúde e conseguir perder peso de forma sustentável, a adoção de novos hábitos, como os que vimos aqui, é essencial para mudar esse quadro e alcançar melhores resultados.
Por fim, vale lembrar de que muitas pessoas que estão querendo perder peso cogitam a cirurgia bariátrica. O procedimento, de fato, é recomendado para determinados casos, mas essa indicação somente pode ser dada por um especialista.
E para aprender mais sobre o tema, confira nosso artigo com exemplos de hábitos que ajudam no emagrecimento saudável e na qualidade de vida.